Curso de Formação de Instrutores de Língua Brasileira de Sinais Libras

Estima-se que o Brasil tenha atualmente cerca de 27 milhões de pessoas com deficiência, sendo 17 milhões em idade considerada ativa para o mercado, entre 15 e 59 anos. Ainda estima-se que mais de 50% das crianças e jovens com deficiência estão fora da escola, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo IBGE, 2010). Neste contingente há um grupo considerável de pessoas que são surdos profundos, usuários da Língua Brasileira de Sinais - Libras . Essas pessoas encontram-se excluídas de diversas formas, de várias dimensões da vida social e produtiva, devido às dificuldades na comunicação decorrentes da ausência e/ou a perda de audição.

A Língua de Sinais é o instrumento de comunicação natural da comunidade surda, no Brasil a Libras – Lingua Brasileira de Sinais foi reconhecida pela Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e regulamentada pelo Decreto N. 5.626, de 22 de Dezembro de 2005 que determina ser esta a língua oficial das pessoas surdas do país.

Este curso é destinado aos Instrutores de Libras - Língua Brasileira de Sinais (pessoas surdas) que atuam nas escolas públicas de Uberlândia-MG. ou pessoas usuárias da Libras que desejam exercer tal função, tendo como objetivo aperfeiçoar a prática de ensino da Libras na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e médio, uma vez que a Inclusão de alunos surdos na educação regular é recente e carece de formação para os profissionais da área.

Coordenação: Prof. Lucio Cruz, Profa Marisa Lima.

Local de realização do curso: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica

Objetivo: Formação e qualificação aos surdos para atuar como instrutor de Libras que desejam prestar concurso público para ingressar na Prefeitura Municipal de Uberlândia do EDITAL Nº 001/2016..

Período05/09 até 12/09

Vagas:  20 alunos.

Público Alvo:  Pessoas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (surdas) que atuam como Instrutores de Libras ou que tenham interesse em exercer a profissão.

Requisitos Básicos:

* Apresentar fluência em Libras

* Pessoas que irão se inscrever no concurso

* Pessoas que atuam como instrutor de Libras

* Surdos associados

Modalidade:  Presencial

Carga Horária60horas = 40hs em sala de aula + 20hs de aulas supervisionadas

Início Das Aulas: 17/09/2016

Fim do curso: 26/11/2016

Conteúdos:

• História da Língua de Sinais:
  • Origem e evolução da Língua de Sinais;
  • Origem da LIBRAS;