CAS - Cursinho Alternativo para Alunos Surdos

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição!

No Brasil poucos surdos conseguiram alcançar índices de escolaridade mais avançados e a grande maioria permanece analfabeta, apesar de frequentarem por vários anos os espaços escolares. A escolaridade é um importante aliado para que conquistem um lugar no mercado de trabalho, consigam realizar suas escolhas e construir sua cidadania com dignidade. Porém, o acesso à mesma, embora seja uma garantia legal, não é uma realidade.

Desde 2003 o Cepae organiza e oferece um Cursinho Alternativo (CAS) para estudantes surdos que estejam cursando ou tenham concluido o ensino médio, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior da UFU e, paralelamente, contribui com a formação de futuros docentes que irão atuar com alunos surdos na educação básica, pois oferece espaços alternativos de formação aos alunos das diferentes licenciaturas, uma vez que estes irão conhecer, estudar e descobrir alternativas pedagógicas para atender as especificidades destes aprendizes em cada área específica durante a sua participação neste cursinho alternativo.

Estudos atuais têm revelado que a formação inicial oferecida nos cursos de licenciatura não tem capacitado adequadamente os futuros educadores para as demandas que enfrentam em seu cotidiano escolar, principalmente se tais profissionais tiverem que a tarefa de trabalhar com alunos com necessidades pedagógicasem classes superlotadas.

Dessa forma, esse projeto além de atender a demanda de preparação dos aprendizes surdos para sua futura inserção no ensino superior, funcionará como um momento de formação paralela para os alunos dos diversos cursos da UFU.

CoordenaçãoProfª Dra. Eliamar Godoi
                      Profº Ms. José Carlos de Oliveira

Ms. Sinval Fernandes

Período: 24/03/2017 a 03/04/2017.

Público Alvo: Pessoas surdas que estejam matriculadas ou tenham concluído o ensino médio e desejam ingressar no ensino superior.

Modalidade: Presencial

- 2ª-feira à 6ª-feira, das 19h às 22:10hs.

- Sábado ou domingos (esporadicamente, caso seja necessário).

Período do curso:  03 de Abril à 02 de Junho de 2017.

Local de Realização das Aulas: Universidade Federal de Uberlândia - UFU Campus Santa Mônica

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição!