Projeto Curso de Formação de Instrutores de Língua Brasileira de Sinais Libras

Estima-se que o Brasil tenha atualmente cerca de 27 milhões de pessoas com deficiência, sendo 17 milhões em idade considerada ativa para o mercado, entre 15 e 59 anos. Ainda estima-se que mais de 50% das crianças e jovens com deficiência estão fora da escola, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo IBGE, 2010). Neste contingente há um grupo considerável de pessoas que são surdos profundos, usuários da Língua Brasileira de Sinais - Libras . Essas pessoas encontram-se excluídas de diversas formas, de várias dimensões da vida social e produtiva, devido às dificuldades na comunicação decorrentes da ausência e/ou a perda de audição.

A Língua de Sinais é o instrumento de comunicação natural da comunidade surda, no Brasil a Libras – Lingua Brasileira de Sinais foi reconhecida pela Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e regulamentada pelo Decreto N. 5.626, de 22 de Dezembro de 2005 que determina ser esta a língua oficial das pessoas surdas do país.

Este curso é destinado aos Instrutores de Libras - língua brasileira de sinais (pessoas surdas) que atuam nas escolas públicas de Uberlândia-MG. ou pessoas usuárias da Libras que desejam exercer tal função, tendo como objetivo aperfeiçoar a prática de ensino da Libras na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e médio, uma vez que a Inclusão de alunos surdos na educação regular é recente e carece de formação para os profissionais da área.

Coordenação: Prof. Lucio Cruz

Local de realização do curso: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica

Período02/04/2014 a 30/04/2014

Vagas:  30 alunos.

Público Alvo:  Pessoas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (surdas) que atuam como Instrutores de Libras ou que tenham interesse em exercer a profissão.

Requisitos Básicos: Apresentar fluência em Libras

Modalidade:  Presencial (19hs às 22:30hs)

Carga Horária: 80 aulas presenciais e 20 aulas de atividade supervisionada

Início Das Aulas: 28 de Abril

Informações sobre a turma do 1º semestre/2014:

Horário Dias da Semana Datas
19h às 22:30h Segunda - Feira

Inscrição: Abril

Aulas: Abril: 28; Maio: 05,12, 19, 26; Junho: 02, 09, 16, 23, 30; Julho: 07, 14, 21, 28; Agosto: 04, 11, 18, 25 e Serembro: 01, 08.