Curso de Informática Tecnologias Assistivas

 APRESENTAÇÃO:

O termo tecnologia assistiva agrupa dispositivos, técnicas e processos que podem prover assistência ou reabilitação para pessoas com algum tipo de deficiência, proporcionando às mesmas autonomia e independência na realização de atividades diárias.

Conforme conceito proposto pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República: "Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos[1], recursos[2], metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (CAT, Ata da Reunião VII, SDH/PR, 2007).

Exemplos de tecnologias assistivas: lápis com um cabo curvado ou mais grosso, teclado adaptado, softwares leitores de tela ou vocalizadores com síntese de voz, pranchas de comunicação, projetos arquitetônicos para acessibilidade, órteses e  próteses, adequações posturais para cadeira de rodas, etc.

OBJETIVO:

Apresentar os recursos de informática (softwares), apontando as diferenças entre os principais leitores de tela para Windows, bem como os recursos oferecidos por programas desenvolvidos específicos para pessoas com deficiência visual ou não,  e suas vantagens e desvantagens.

Serão oferecidas duas turmas no decorrer do ano, sendo uma turma para a capacitação de pessoas que não possuam deficiência visual  e uma turma para pessoas cegas ou com baixa visão.

TURMA B -  Para pessoas cegas ou com baixa visão

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: JULHO E AGOSTO/2013

PRÉ-REQUISITOS:  saber informática básica( Windows, Word, Internet), ser cego e possuir no mínimo 15 anos de idade.

PÚBLICO ALVO:  Pessoas com deficiência visual que trabalhem ou sejam formados  na área educacional, cursando do ensino meio ou superior.

CARGA HORÁRIA: 60 horas/ aula

QUANTIDADE DE VAGAS: 10

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Agosto a dezembro de 2013

 

MODALIDADE: Aulas presenciais e semipresenciais

 

 

 

Horario

Turma Dias da Semana

Datas das aulas

14h00 às 17h00

Turma B Sexta-feira

Agosto: 23

Setembro: 06, 13, 20 e 27

Outubro:04, 11, 18 e 25

Novembro: 08, 22 e 29

Dezembro: 06, 13 e 20

 ========================================================

TURMA A -  Para pessoas que não possuem deficiência visual

 

PERÍODO DE INSCRIÇÃOTURMAS ENCERRADAS

 

PRÉ-REQUISITOS:  saber informática básica( Windows, Word, Internet, Excel e Gerenciador de e-mails)

PÚBLICO ALVO:  profissionais (docentes e  técnicos-administrativos da UFU e professores da rede pública),  que já trabalhem com pessoas com deficiência visual ou graduandos que pretendam trabalhar com tal público

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UFU - Campus Santa Mônica e ADEVIUDI

CARGA HORÁRIA: 60 horas/ aula

QUANTIDADE DE VAGAS: 20

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Março a dezembro de2012

 

MODALIDADE: Aulas presenciais, semipresenciais e aulas práticas (monitoria junto a pessoas com deficiência visual que farão o curso (turma B)

 

 

 

Horario

Turma Dias da Semana

Datas das aulas

14h00 às 17h00

Turma A Sexta-feira

 Fevereiro: Inscrição

Março :15 e 22

Abril: 05, 12 e 19

Maio: 24

Junho: 07, 14, 21 e 28

Julho: 05 e 12

Agosto: 02 e 09

 

OBSERVAÇÕES:

  1. As inscrições para a  turma que será oferecida no segundo semestre, para pessoas cegas ou com baixa visão acontecerão em Junho e Agosto de 2013.
 

[1] Auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos fabricados e/ou produzidos para promoção da acessibilidade das mesmas.

[2] Equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.