Curso de Orientação e Mobilidade

APRESENTAÇÃO:

OBJETIVO
O projeto tem como objetivo promover a capacitação de recursos humanos para auxiliarem as pessoas com deficiência visual ou cegas, proporcionando condições que lhes facilite um maior grau de independência e segurança nas atividades que necessitem de locomoção, analisando diversos ambientes.

Conceito de Orientação:  É o processo do uso dos sentidos para reconhecer e estabelecer sua posição em relação ao meio e a seu redor.

Conceito de Mobilidade: É o movimento realizado com segurança e eficiência através do emprego de técnicas apropriadas de exploração e proteção

Para se obter bons resultados de orientação e mobilidade utiliza-se de técnicas especificas de proteção e exploração, afim do indivíduo se locomover com segurança e independência. As principais técnicas são: Proteções, Guia Vidente e técnicas da bengala longa. A orientação e mobilidade proporciona à pessoa com deficiência visual ou cega o seu direito de ir e vir como um cidadão comum.

Serão oferecidas duas turmas de orientação e mobilidade no decorrer do ano de 2013.

VAGAS:  20 vagas (cada turma)

PÚBLICO ALVO:   Técnicos-administrativos, docentes, discentes, professores da rede pública  demais profissionais envolvidos na área.

MODALIDADE: Presencial

CARGA HORÁRIA: 60 horas

INSCRIÇÕES:  EM BREVE

OBSERVAÇÕES:

Serão aceitas 25 inscrições, a classificação será mediante a ordem de inscrição, o restante comporá numa lista de reserva para o caso de haverem desistências.