Curso de Língua Portuguesa para Surdos

Diferentemente das crianças ouvintes, que aprendem a Língua Portuguesa em casa, na interação com os familiares, a maior parte das crianças surdas vai aprendê-la na escola. Por não terem acesso à linguagem oral, geralmente as crianças surdas são privadas de situações que as crianças ouvintes vivenciam diariamente e que respondem pela aquisição incidental do seu conhecimento, tais como conversas com a família e contação de história, entre outras. Em decorrência disso, geralmente as crianças surdas chegam à escola com pouco ou nenhum conhecimento da Língua Portuguesa.

Apesar dos avanços na educação e das políticas públicas de educação especial, grande parte dos jovens surdos concluem o ensino médio ou chegam à fase adulta com uma defasagem muito grande no que se refere à leitura e escrita da Língua Portuguesa, sendo prejudicados quando na realização de um concurso público, seleção para vaga de emprego, acesso a informações escritas, etc.

Sendo a comunidade usuária da Lingua portuguesa majoritária, é de suma importância entender as dificuldades do surdo frente ao aprendizado da língua portuguesa escrita, para posteriormente possibilitar a ele o acesso a essa forma de comunicação, que mediará suas interações e ampliará os seus conhecimentos na comunidade ouvinte onde vive.

Visando o uso da Língua Portuguesa, os alunos surdos devem ser expostos tanto a leitura como a produção de diferentes gêneros e tipos textuais. Estas práticas, no entanto, devem ser vivenciadas primeiramente na Língua Brasileira de Sinais, a sua primeira língua.

Coordenação: Profa. Marisa Dias Lima

Local de realização do curso: Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica

Período31/03/2014 a 25/04/2014

Vagas:  20 alunos.

Público Alvo:  Pessoas surdas usuárias da Libras- Língua Brasileira de Sinais que possuem a escolaridade mínima de 8ºano do ensino fundamental e alunos do CAS.

Modalidade:  Presencial (14hs às 18hs)

Carga Horária: 80 horas

Informações sobre a turma do 1º semestre/2014:

Dias da Semana

Datas

14h às 18h

Terças Feiras

Inscrição: Abril

Aulas: Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro.