Curso de Pós-Graduação LATU SENSU – Especialização em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado – 1ª Edição

APRESENTAÇÃO

Curso Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado proposto pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, por meio do Instituto de Psicologia em parceria com o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Atendimento em Educação Especial (CEPAE) desta mesma universidade, trata-se de um curso de pós-graduação latu sensu (carga horária 500hrs/aula) na modalidade presencial e tem como objetivo fundamental oferecer formação continuada a professores/educadores do ensino fundamental da rede pública que atendem ou venham a atender estudantes que necessitem, por conta de características peculiares ao seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, de um atendimento educacional especializado para garantir um processo de inclusão escolar de sucesso; a necessidade do AEE para esses alunos, em geral, decorre da presença de algum quadro de deficiência física; cognitiva; sensorial (visual ou auditiva); emocional, ou ainda de altas habilidades/superdotação associado ao seu desenvolvimento global.

OBJETIVOS:

Geral

  • Capacitar e promover a qualidade da atuação profissional de professores e/ou profissionais da Educação Especial que atuam direta ou indiretamente no Atendimento Educacional Especializado dentro de escolas da rede pública, atendendo também, dessa forma, a emergente demanda do mercado por profissionais especialistas em educação especial.

Específicos

  • Propiciar aos professores e/ou profissionais da Educação Especial que atuam direta ou indiretamente no Atendimento Educacional Especializado dentro de escolas da rede pública, conhecimentos teórico-práticos adequados e eficientes para desenvolver planos de ação educativa junto às crianças com características especiais de desenvolvimento e aprendizagem por conta de quadros de deficiência física, sensorial, cognitiva, altas habilidades ou transtornos de desenvolvimento,
  • Capacitar professores do AEE e/ou profissionais docentes que atuam na área de Educação Especial e/ou educação inclusiva a realizar de forma adequada e competente a identificação, avaliação e intervenção educacional junto à criança com características especiais de desenvolvimento e aprendizagem por conta de quadros de deficiência física, sensorial, cognitiva, altas habilidades ou transtornos de desenvolvimento, fundamentados em conhecimentos teórico-práticos apresentados e discutidos ao longo do Curso;
  • Capacitar professores do AEE a planejar e executar ações educativas junto à alunos com características especiais de desenvolvimento e aprendizagem por conta de quadros de deficiência física, sensorial, cognitiva, altas habilidades ou transtornos de desenvolvimento, considerando suas potencialidades e dificuldades e promovendo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social;
  • Promover a qualificação e/ou aperfeiçoamento de docentes que atuam na Educação Especial, em destaque para aqueles que se encontram atuando no AEE, visando a melhoria da qualidade de sua formação profissional e transformando-os em agentes multiplicadores de conhecimentos e competências dentro dos contextos educacionais escolares que atendem crianças, jovens e adultos com características especiais de desenvolvimento e aprendizagem por conta de quadros de deficiência física, sensorial, cognitiva, altas habilidades ou transtornos de desenvolvimento, incentivando-os também a buscar na ação-reflexão sobre suas práticas pedagógicas, alternativas de uma real promoção da qualidade do processo de ensino-aprendizagem no qual são mediadores.

 

CARGA HORÁRIA: 500 horas

QUANTIDADE DE VAGAS: 60

PÚBLICO ALVO: O curso tem como público alvo os profissionais da Educação abaixo listados, apresentados em grupos por ordem hierárquica de preferência.

Assim sendo, para as 60 vagas disponíveis, o curso preferencialmente atenderá:

1º lugar) - Professores do ensino fundamental da rede pública de Uberlândia ou cidades da região que atuam em salas de atendimento educacional especializado (AEE);

2º lugar) – Professores do ensino fundamental da rede pública Uberlândia ou cidades da região que participam do processo de inclusão escolar de alunos que estão sendo atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE);

3º lugar) – Gestores e profissionais educadores que participam de processo de inclusão escolar de alunos atendidos na Educação Especial.

 

COORDENADORA:

Profa. Dra. Claudia Dechichi – Instituto de Psicologia da UFU

INÍCIO DAS AULAS: 22/11/2013

 

OBSERVAÇÕES:

  • NÃO SERÃO FORNECIDAS INFORMAÇÕES POR TELEFONE; 

  • OS DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS DEVERÃO SER DIGITALIZADOS NO FORMATO PDF;

  • AS INSCRIÇÕES EM DUPLICIDADE, SERÁ ACEITA A ÚLTIMA E ANULADA A PRIMEIRA. 

 

ANEXOS: