Curso de Extensão Atendimento Educacional Especializado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação

Ementa do Curso:

Partindo do princípio de que a Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE disponibiliza os serviços e recursos e orienta os alunos e professores quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Os profissionais que atuam no AEE da rede municipal de Uberlândia serão capacitados a conhecer, identificar e trabalhar com alunos que apresentem características de altas habilidades/superdotação-AH/SD. Para tanto os profissionais deverão atuar na criação de espaços de atendimento especializado no contexto da comunidade escolar e Sala de Recursos Multifuncionais aplicando os conhecimentos adquiridos na formação.

Objetivo Geral:

Esclarecer o cursista quanto ao desenvolvimento de potencialidades criativas e o senso crítico referente às ações junto aos alunos com Altas Habilidades/Superdotação bem como no uso de recursos didáticos e pedagógicos, se tornando profissionais com competência técnica para prover os desafios acadêmicos, socioemocionais e oportunizar o aprendizado dos educandos nos diversos contextos de ensino que estão inseridos.

Objetivos Específicos:

  • Identificar aspectos relativos à história, conceito mitos sobre superdotação;
  • Proporcionar aos cursistas o conhecimento e a possibilidade de dominar conceitos relativos à superdotação e altas habilidades e fazer uso dos mesmos na interpretação teórica de casos concretos, sendo capazes de articular atendimentos especializados para essa clientela específica, bem como, realizar as adequações curriculares legais, e progressões possíveis nesses casos.

Justificativa

Trata-se de um curso de extensão proposto pelo Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE/GEPAHS realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/Ministério da Educação/FNDE para professores da Rede Municipal de Educação Uberlândia-MG, em parceria com o CEMEPE/NADH. O curso se fundamenta na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que estabelece uma nova concepção de prática pedagógica no contexto da escola regular visando a inclusão do aluno com AH/SD no cotidiano da classe comum.  

              Esse público em específico tem trazido à educação especial discussões, reflexões e debates entre famílias e profissionais do contexto escolar revelando a necessidade de expansão no interior da escola e no processo de formação desses profissionais, as informações, o conhecimento e reflexões sobre qual  concepção prevalece a respeito de quem é o aluno com AH/SD. Isto posto  devido ao contexto do campo educacional de hoje e também pela própria literatura (Guenther 2000; Virgolim,2007), que nos revela  uma realidade   quase que invisível dessa categoria no ambiente escolar. 

Publico Alvo: Profissionais do AEE da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia.  

Duração do curso: 80h – 60h presenciais e 20h não presenciais 

Início em: Fevereiro de 2014  

Previsão de término: Dezembro de 2014 

Coordenação: Profª Drª Lázara Cristina Silva 

Elaboração: GEPAHS 

  • 14/04/2014;
  • 28/04/2014;
  • 19/05/2014;
  • 26/05/2014;
  • 09/06/2014;
  • 16/06/2014;
  • 21/07/2014;
  • 28/07/2014;
  • 18/08/2014;
  • 25/08/2014;
  • 22/09/2014;
  • 29/09/2014;
  • 20/10/2014;
  • 27/10/2014;
  • 17/11/2014;
  • 24/11/2014;
  • 08/12/2014;
  • 15/12/2014.

Conteúdos 

MÓDULO 1 
A EDUCAÇÃO DO SUPERDOTADO: HISTÓRIA, CONCEPÇÃO E DEFINIÇÕES 

 

Márcia Buiati Pacheco,  Mariana de Lima Alves Hathenher,  Maria Helena Dias Fratari 

Maria Isabel de Araújo, e Marta Emídio Pereira 

 

14/04 

. Apresentação do plano de curso.  

. Concepções dos cursistas sobre alunos com AH/SD 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 7:30 

19/05 

-  Histórico dos estudos sobre superdotação no Brasil e em outros países; problemas enfrentados e progressos no campo  

- Definições, concepções e terminologias.  

 -Idéias pré-concebidas e mitos difundidos na área. 

Turma 1 

7:30 - 11:30  

Turma 2 
13:30 -1 7:30 

09/06 

- Concepção de Inteligência. 

 - Teóricos e pesquisadores das AH/SD. 

Turma 1 

7:30 - 11:30 
Turma 2 

13:30 - 17:30 

16/06 

-  Análise contextual sobre os aspectos trabalhados nos módulos anteriores- com roteiro de observação. 

- Filme: “Mentes que Brilham”:  analise das concepções inerentes ao sistema educacional de aprendizagem  de Fred e demais alunos do filme e os aspectos referentes as situações e contextos que envolvem o ambiente familiar e educacional de Fred. 

 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 17:30 

21/07 

 - Características cognitivas e afetivas do aluno com AH/SD:Produtivo Criativo e Acadêmico 

 

 

Turma 1 

7:30 - 11:30 Turma 2 
13:30 - 17:30 

MÓDULO 2 
PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL 

Luzinete Carrijo,Maria Cristina Santos de Oliveira Alves,  Maria de Fátima Sousa Fernandes de Oliveira, Maria Isabel de Araújo, Maria Helena Dias Fratari e  Mariana de Lima Alves Hathenher 

 

18/08 

. Etapas, instrumentos, medidas e procedimentos de identificação; 

. Modelos e propostas atuais para a identificação da superdotação 

  

 

Turma 1 

7:30 - 11:30 Turma 2 
13:30 - 17:30 

25/08 

 -Identificação na escola regular através da motivação e da criatividade: Fluência, originalidade, flexibilidade. 

Pessoa Criativa, Processo Criativo, Produto Criativo. 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 17:30 

22/09 

 -Identificação na escola regular através da motivação e da criatividade: 

Fluência, originalidade, flexibilidade. 

Pessoa Criativa, Processo Criativo, Produto Criativo. 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 17:30 

29/09 

  . O papel do professor, do psicólogo/psicopedagogo, dos pais e da cultura no desenvolvimento de talentos; 

 

 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 17:30 

MÓDULO 3 
PRÁTICAS EDUCACIONAIS E PROGRAMAS PARA OS SUPERDOTADOS 

Carla Barbosa Alves, Joana Darc de Oliveira, Kátia Cabral Cavalcanti Curtolo, 

Lavine Rocha Cardoso Ferreira, Maria do Socorro Ambrósio da Silva, Maria Isabel de Araújo, Maria Helena Dias Fratari, Marta Emídio Pereira Oliveira, Nélia Angélica de Araújo e Reny Cury Filho 

 

20/10 

-- Programas e atendimento nos contextos brasileiro e internacional; 

Aceleração, Agrupamento e Enriquecimento: prós e contras; 

- Diferenciação, adaptação e compactação do currículo na escola regular;  

- Ambientes: Sala de Recursos, Sala de Aula regular, Centros Especializados e NAAS. 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 17:30 

 

 

 

 

27/10 

- Modelo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com AH/SD - (MAEE) 

 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 17:30 

 

24/11 

- Análise de Estratégias, Criatividade, Envolvimento com a Tarefa e  os Aspectos sócio afetivo da  pessoa com AH/SD. 

- Filme: “Elliot”. 

 

 

08/12 

Avaliação de programas para o desenvolvimento de altas habilidades e talentos 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 17:30 

15/12 

Avaliação do Curso 

Turma 1 

7:30 - 11:30 

Turma 2 
13:30 - 17:30