Bem Vindo ao CEPAE

Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial - CEPAE

Informações Gerais sobre o CEPAE

A idéia da criação de um centro de ensino, pesquisa e extensão cujas ações estariam voltadas para o desenvolvimento de projetos na área da Educação Especial, surgiu da necessidade de se implementar um espaço de discussões e reflexões sócio-político-educacionais, no interior da UFU, que fomentasse a construção de novos conhecimentos e de novas alternativas de ação dentro daquela área educacional.

O Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE foi idealizado partindo do pressuposto que todas as suas ações deveriam apoiar-se no tripé pesquisa, ensino e extensão, e que estas ações deveriam envolver tanto os profissionais e alunos das diversas unidades acadêmicas da UFU, como também agregar outras pessoas da comunidade local que compartilhassem o mesmo interesse pela Educação Especial.

Por que a Educação Especial? A opção por um espaço que trabalhasse com a Educação Especial surgiu em decorrência da importância social, política e educacional desta área e também em função das graves e emergentes dificuldades enfrentadas pelos profissionais que nela atuam, assim como também pela clientela por ela atendida.

Nossa prática profissional junto a educadores envolvidos com a Educação Especial tem nos revelado que muitos acreditam em novas propostas educacionais, entretanto, não conseguem implementá-las devido à carência de apoio pedagógico ou de assessoria técnica por parte de profissionais qualificados; ou então, pela deficiência de sua formação profissional continuada, conseqüência da falta espaços de debates, troca de experiências e estudos. Encontramos também aqueles educadores que resistem às novas mudanças, muitas vezes porque não tiveram o espaço e o tempo suficiente para discuti-las e compreendê-las; essa resistência acaba constituindo-se em uma dificuldade a mais a ser enfrentada, em um campo de atuação educacional já tão saturado delas.

Assim, o CEPAE pretende promover a união de pessoas interessadas em desenvolver estudos nessa área, constituindo-se em um local de discussão, reflexão, troca de experiências e debates teóricos e práticos, tudo isso voltado para o enriquecimento do espaço científico-acadêmico, relacionado à Educação Especial, existente dentro da Universidade Federal de Uberlândia, além de se constituir em um espaço de atendimento e promoção de pessoas com necessidades educacionais especiais.

Enquanto pólo agregador de todos aqueles interessados em promover o desenvolvimento efetivo da Educação Especial, acreditamos que o CEPAE deva constituir-se como um espaço democrático de discussão e produção científica, aonde as linhas de trabalho e/ou investigação irão se definindo a partir do contato do pesquisador/profissional com o campo de pesquisa/trabalho, sempre considerando a demanda social/educacional da comunidade envolvida.

A UFU, uma universidade pública e gratuita, cuja meta essencial é o oferecimento de um ensino laico e de qualidade, deve ser um espaço ativo de produção de conhecimento e discussão de práticas educacionais transformadoras. Nesse sentido, é fundamental que os docentes, alunos e técnicos desta comunidade universitária se envolvam, cada vez mais, na implementação de projetos de ensino, pesquisa e de extensão. Contudo, na prática cotidiana de nossa universidade, o que podemos observar, é que muitos dos seus profissionais recorrem a produções acadêmicas externas; ou se isolam em núcleos de pesquisa ou pequenos grupos de estudos, não promovendo a divulgação e socialização de seus saberes e/ou práticas.

Esses fatores acabam contribuindo para a ocorrência de baixos índices de produção científica na área da educação especial apresentados pelas universidades. Entretanto, instâncias de fomento e financiamento à pesquisa, principalmente a CAPEs, e o CNPq, têm constantemente cobrado das universidades o aumento de sua produção científica, uma vez que os docentes, em linhas gerais, têm publicado um número acanhado de trabalhos. Assim, acreditamos que a criação, no interior da UFU, de um novo espaço fomentador e divulgador de pesquisas possa constituir-se em mais um pólo dinamizador da produção científica em educação especial e, conseqüentemente, enriquecer a formação acadêmica, uma vez que pesquisa e ensino são atividades extremamente inter-relacionadas.

Por outro lado, a investigação científica apartada da prática e sem o compromisso com a mudança social e com o bem estar do cidadão, perde o seu valor como elemento de promoção humana e transformação da realidade. Portanto, é fundamental que, aliados à pesquisa e ao ensino, dentro do CEPAE possam ser desenvolvidos projetos de extensão, já que uma prática extensionista inovadora e democrática deve sempre caminhar junto com a pesquisa competente e com o ensino de qualidade.

Considerando que a Universidade Federal de Uberlândia, enquanto instituição que prima por oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade, e que tem o compromisso ético, moral e social de buscar alternativas e desenvolver projetos voltados para transformações sociais que promovam a melhoria das condições de vida do cidadão favorecendo sua inserção social plena, autônoma e independente, acreditamos que a criação do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE se justifica e vem ser um projeto de extrema pertinência acadêmica.

Assim sendo, Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial – CEPAE da Universidade Federal de Uberlândia pretende alcançar os seguintes objetivos:

  • Desenvolver ações compromissadas com o tripé de atuação da UFU - a pesquisa, o ensino e a extensão, estimulando a implementação de projetos envolvendo representantes dos três seguimentos da comunidade universitária (professores, alunos e técnicos-administrativos).
  • Congregar pesquisadores, educadores e profissionais da área da Educação Especial, consolidando-se como um espaço de fomento ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão, relacionados à educação especial, onde o debate teórico, a troca de experiências e a construção de novos conhecimentos entre docentes, alunos e pessoas interessadas, seja o grande ponto diferencial e aglutinador.
  • Atender as atuais demandas legais em que indicam a necessidade de todos os cursos de formação de professores desenvolverem ações pedagógicas que contemplem a formação de um profissional sensibilizado e adequadamente preparado para uma prática pedagógica eficiente junto aos alunos com necessidades educacionais especiais inseridos na rede regular de ensino.
  • Garantir um espaço democrático para a discussão de idéias, debates teóricos e trocas de experiências, entre todas as pessoas interessadas e/ou envolvidas com as questões relacionadas à Educação Especial, buscando soluções para os diversos problemas que essa área enfrenta, assim como também implementando projetos que promovam sua transformação e desenvolvimento.
  • Envolver o maior número possível de unidades acadêmicas na discussão sobre os diversos aspectos envolvendo a Educação Especial, produzindo novos de conhecimentos e alternativas que promovam a melhoria das condições de ensino e aprendizagem na área.
  • Promover eventos científicos, palestras, seminários, debates e estudos envolvendo a discussão, reflexão e divulgação de estudos e trabalhos relacionados a questões atuais da Educação Especial.
  • Oferecer assessoria técnica a profissionais interessados em implementar ações transformadoras na área da Educação Especial.
  • Reunir pesquisadores da área da Educação Especial para discussão, análise e socialização dos resultados de suas pesquisas.
    • Estimular a produção e divulgação de projetos de pesquisa, ensino ou extensão desenvolvidos pelos participantes do CEPAE em veículos de divulgação científica, tais como revistas, jornais, periódicos;
    • Atender alunos, técnicos e professores com necessidades educacionais especiais dentro dos objetivos propostos pelo centro.

Concluindo, acreditamos que a criação do CEPAE representará um importante passo dado pela UFU, uma vez que dinamizando a pesquisa, o ensino e a extensão na área da Educação Especial, além de atender às suas metas de trabalho como Universidade Pública, também estará atendendo a uma importante e atual demanda educacional e social.

Encontre-nos no bloco 1G, sala 140. Tel.:+55 34 3239-4577. E-mail: cepae.ufu@gmail.com