Minicursos

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Minicursos:

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS COM O USO DA LIBRAS

Ministrante: Marcia Lima

Local: BLOCO 5O, AUDITÓRIO D

Este minicurso vai mostrar importância da produção de materiais em libras para utilizar em aula, adaptação do espaço escolar todo em libras: identificação e escrita, realização de atividades e brincadeiras onde a libras e a cultura surda possam estar presente.



DIDÁTICA MULTISSENSORIAL: ASPETOS TEÓRICO E PRÁTICO PARA O ENSINO BÁSICO

Local: BLOCO 5O, AUDITÓRIO G

Ministrante: Profa. Dra. Silva Ventorini

Neste minicurso serão apresentados e discutidos conceitos referentes à didática multissensorial e seu uso em aulas com a participação de alunos cegos e alunos que enxergam. Serão mostrados e discutidos práticas e material didático desenvolvidos em pesquisas científicas.



DISLEXIA: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E PROCESSAMENTO AUDITIVO/VISUAL

Local: BLOCO 5O, AUDITÓRIO H

Ministrante: Profa. Maria Helena Machado Piza Figueiredo

Este minicurso visa abordar os estudantes com dificuldades de aprendizagem no ensino superior, com ou sem diagnostico de dislexia, indicando as principais dificuldades relacionadas à consciência fonológica, processamento auditivo e processamento visual.



LITERATURA INFANTIL NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS PARA CRIANÇAS SURDAS

Local: BLOCO 5S, SALA 104

Ministrante:Ms. Aparecida Rocha Rossi

O minicurso tem como objetivo mostrar aos estudantes, profissionais e demais interessados a importância da literatura no desenvolvimento cognitivo das crianças surdas, além de promover conhecimento e capacitação para o ensino de literatura infantil para as crianças surdas.



ATIVIDADES MUSICAIS COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Local: BLOCO 5O, AUDITÓRIO F

Ministrante:Ms Valéria Peres Asnis

O minicurso contará com uma parte teórica e outra prática, terá como objetivo contribuir com o conhecimento acerca de atividades musicais direcionadas para crianças com deficiência, com foco no autismo. Será discutida a utilização de atividades musicais, tanto como recurso pedagógico como para desenvolver coordenação motora, estimulação da fala, da percepção auditiva, da atenção e da promoção da socialização.



TECNOLOGIA ASSISTIVA - SOFTWARES GRATUITOS PARA A ACESSIBILIDADE

Local: BLOCO 5S, SALA 107

Ministrante: Profª Drª Ana Flavia Borba Coutinho

Neste sentido, serão apresentados programas no âmbito da deficiência visual, motora, auditiva e para o autismo que estão disponíveis gratuitamente na Internet. Esta oficina tem como objetivo apresentar softwares gratuitos para a promoção da acessibilidade para todos. É importante refletir sobre a presença intensiva da tecnologia na realidade atual, e como a tecnologia assistiva encontra-se inserida neste contexto. Neste sentido, serão apresentados programas no âmbito da deficiência visual, motora, auditiva e para o autismo que estão disponíveis gratuitamente na Internet.



O USO DA TECNOLOGIA EM LIBRAS

Local: BLOCO 5S, SALA 210

Ministrante: Cristiano Silva Ribeiro

O objetivo deste minicurso é demonstrar a aplicabilidade de um jogo que facilitará o ensino de libras ao aluno surdo, com a utilização de imagens e animações vamos construir através do programa do Power Point um jogo da memória em Libras facilitando a aprendizagem do léxico da Libras, trazendo também uma análise do funcionamento, da aplicação e do resultado esperado do jogo.



TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O ACESSO A LEITURA ACESSÍVEL DENTRO DO DESENHO UNIVERSAL

Local: BLOCO 5S, SALA 106

Ministrante: Ms. Kesia Pontes de Almeida

Neste minicurso será abordado os conceitos de acessibilidade e desenho universal trazidos pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira da inclusão, e então será feira a ligação destes conceitos aplicados ao direito das pessoas com deficiência ao acesso a leitura. Posteriormente, será mostrado algumas tecnologias assistivas que podem proporcionar às pessoas cegas e com baixa visão o acesso a informação, a bibliografia e a literatura.



MATERIAIS E JOGOS PEDAGÓGICOS EM LIBRAS: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS

Local: BLOCO 5S, SALA 105

Ministrantes:

-Gabriela Matos Cappuzzo

-Jéssika Emanuela Costa

-Verônica Vital Ferreira

A presente oficina tem como finalidade apresentar e auxiliar na confecção de jogos lúdicos para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS no processo de escolarização de crianças surdas e ouvintes. É de extrema importância a inclusão desses sujeitos nos ambientes escolares, uma vez que fazem parte da sociedade e merecem reconhecimento, visibilidade e atenção dos professores. Dessa forma, os jogos lúdicos aqui pensados serão uma ferramenta de transformação na educação de crianças surdas e ouvintes, contribuindo para o processo de inclusão social e educacional. Posteriormente, será mostrado algumas tecnologias assistivas que podem proporcionar às pessoas cegas e com baixa visão o acesso a informação, a bibliografia e a literatura.



A escolarização de pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo: possibilidades de inclusão e aprendizagem

Local: BLOCO 5O, AUDITÓRIO B

Ministrantes:

-Noemí Mendes Alves Lemes – GEPTEA - UFU

-Kamyla Andressa de carvalho – GEPTEA - UFU

-Liza Marcia Eugênio – GEPTEA – UFU

O objetivo do minicurso é compreender as manifestações dos Transtornos Globais do Desenvolvimento contextualizando-os no âmbito educacional, além de contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação escolar de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. A oficina também visa propiciar a permanência de estudantes com TGD e a garantia da aprendizagem.



ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM DEBATE

Local: BLOCO 5O, AUDITÓRIO E

Ministrante: Marta Emidio Pereira Oliveira

Ministrante: Mariana de Lima Alves Hathenher

Ministrante: Maria Helena Dias Fratari

Ministrante: Maria Isabel de Araújo

Este minicurso buscará compreender de situações que orientam as adequações curriculares e de tempo escolar necessárias para o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação em sala de recursos e na escola comum. Além disso, possui outros objetivos, como: contribuir junto desafios acadêmicos, aos profissionais da educação, de forma que oportunize e maximize o aprendizado dos educandos nos diversos contextos de ensino que estão inseridos; conhecer e Identificar aspectos relativos à história, conceitos e mitos sobre superdotação; Distinguir conceitos relativos à superdotação e altas habilidades e fazer uso dos mesmos na interpretação teórica de casos concretos, de forma que articulem os atendimentos especializados para essa clientela específica.